Podemos definir a depressão como uma doença psiquiátrica crônica e recorrente, que acarreta alteração de humor persistente, acompanhada de sentimentos negativos como tristeza, baixa autoestima, falta de amor próprio e desesperança.
Podemos simplificar dizendo que tristeza, mesmo que profunda, é provocada por um fator ou acontecimento pontual e intenso que provoca muita dor e que tende a ser superada com o tempo.
Já a depressão é uma sensação de tristeza que parece intransponível, dura muito tempo, sem esperança de mudança e que muitas vezes, não se sabe nem o que motivou o momento que está vivendo.
A Depressão atinge mais de 350 milhões de pessoas no mundo e somente no Brasil, mais de 10% da população sofreu ou sofre de depressão; não distingue classe social ou faixa etária e pode ocorrer em qualquer fase da vida.
Estudos apontam que a Depressão pode ter causas genéticas e biológicas, como uma disfunção no cérebro, ou psicológicas e ambientais, como traumas de infância, decepção amorosa ou excesso de álcool, drogas e medicamentos.
Quando sensações como a desesperança e tristeza profunda persistem por muito tempo somada à percepção de perda de interesse por coisas que antes traziam prazer, pode ser a hora de procurar ajuda profissional a fim de avaliar um possível diagnóstico.
Como já dito, o diagnóstico da depressão é clínico e baseado na análise dos sintomas descritos.
Pacientes com depressão precisam ser acompanhados periodicamente. Casos mais leves são tratados com psicoterapia e casos mais graves, além da psicoterapia, tem-se a necessidade do uso de medicamentos antidepressivos.
Quanto antes a depressão for diagnosticada, mais fácil será o retorno à vida saudável. Se estiver sentindo por algum tempo os sintomas descritos no texto, procure ajuda, dívida sua angústia com um profissional que confie, não tenha vergonha. A depressão é uma doença e não falta de responsabilidade ou loucura.
Infelizmente, fazer uso de medicamentos ainda é encarado como um tabu por algumas pessoas, mas tenha em mente que o medicamento usado de maneira correta tem consequências positivas.
E se tiver um amigo ou familiar passando por esse momento, tenha empatia, acolha, apoie para que procure ajuda, você pode ser fundamental nessa melhora.
Se interessou pelo artigo?
Você que é Psicólogo ou Psicanalista e quer viver de terapia, venha para a Buscoterapia e conheça todas as vantagens que oferecemos, além dos pacientes que estão disponíveis e esperando por você.