A solidão é um sentimento relacionado à sensação de não pertencimento que todos podem desenvolver em algum momento da vida; qualquer pessoa em qualquer idade pode ser afetada por este sentimento. Ele geralmente surge quando as necessidades sociais não são atendidas.

Criança solitária

A dificuldade de não se encaixar em algum grupo, a falta de perspectiva relacionada ao futuro, a sensação de vazio, inadequação, insatisfação, tristeza, baixa autoestima e falta de confiança podem favorecer o isolamento, até como mecanismo de defesa contra alguma possível frustação.

São variadas as causas da solidão, passa-se por situações e momentos na vida em que há mais chances de isolamento, como uma mudança de cidade ou escola na infância e adolescência, a perda de um relacionamento ou de alguém importante ou até mesmo o simples fato de envelhecer.

Mesmo que cercadas por muitas pessoas e morando em uma cidade grande, todos podem se sentir só. Estar acompanhado não garante o sentido de pertencimento. O impacto do sentimento de solidão e isolamento afeta a saúde mental podendo causar o desenvolvimento de transtornos como ansiedade e depressão.

A solidão pode se apresentar leve, acompanhada apenas por sentimentos negativos, mediana onde esses mesmos pensamentos trazem sofrimento, e em grau mais acentuado onde o negativismo vem acompanhado de forte sofrimento e desesperança.

Palavras de solidão

Percebe-se que há sentimento de solidão quando a falta das pessoas passa a ser incômoda, ou há perda de interesse nos amigos por inexistência de conexão. Momentos como estes podem ser passageiros ou prolongados, e nestes caso os efeitos trazem entristecimento, falta de motivação em relação à vida, causando um isolamento consciente e voluntário.

É possível aprender a lidar com a solidão. Existem momentos em que estar sozinho é natural para reflexão, desenvolvimento, novos planejamentos, e isso é extremamente saudável e positivo: podendo ser chamado de solitude.

Quando percebe que está conscientemente se isolando, é o momento de estar mais próximos de quem se ama e traz o bem, como amigos e familiares; é uma boa oportunidade, também, para praticar o voluntariado que pode trazer um novo sentido a vida.

A solidão traz o medo de não ser completo, como se a felicidade estivesse no outro e isso não pode ser real. A capacidade de cuidar de si mesmo é inata, além de ser uma conquista relacionada à autossuficiência e independência.

A psicoterapia é muito importante para a construção de uma identidade mais favorável em busca do aumento da autoconfiança, autoestima e autoconhecimento, proporcionando comportamentos mais saudáveis.

Na plataforma Buscoterapia, com certeza, você vai encontrar o profissional que procura através dos filtros de especialidades e do serviço de geolocalização que oferecemos.

Todos os profissionais do Buscoterapia são autorizados pelos Conselhos de Psicologia de seus Estados a exercer sua profissão e têm seu currículo detalhado disponível para consulta na própria plataforma.

Se interessou pelo artigo?

Compartilhe com seus amigos. E se decidir fazer terapia, procure a Buscoterapia.

Você que é Psicólogo ou Psicanalista e quer viver de terapia, venha para a Buscoterapia e conheça todas as vantagens que oferecemos, além dos pacientes que estão disponíveis e esperando por você.