Setembro amarelo

Campanha brasileira de conscientização e prevenção ao suicídio. Dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, desde 2003.

Por que será que falar de suicídio ainda é um tabu? Podem ser tantos os motivos: medo, terror, religião, crença e tantas outros fatores podem estar relacionados à não inclusão desse assunto nas ..., rodas de conversa, no domingo familiar. Lidar com um suicida para a sociedade é lidar com o fracasso, porém falar sobre o tema traz a possiblidade de levar mais informação às pessoas, buscando combater o número crescentes de suicídio.

A cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo e se estima que até 20 milhões de pessoas tentam suicídio anualmente. Suicídio é um problema de saúde pública, quase 90% das pessoas que cometeram suicídio poderiam ter sido diagnosticadas com algum transtorno psiquiátrico como a depressão, bipolaridade, esquizofrenia ou dependência de álcool e drogas. Além do prejuízo emocional que esse ato causa nas pessoas que circulam o suicida, amigos e parentes passam a se culpar, como se fossem corresponsáveis pelo ocorrido.

Suicídio é um gesto de autodestruição, relacionado ao desejo de morrer e tirar a própria vida. Acontece em todas as faixas etárias e classes sociais. Motivações como culpa, fracasso, inadequação, solidão, depressão, humilhação podem levar pessoas a querer aliviar pressões e induzir ao ato suicida.

No Brasil a média de suicídios é de 7 mortes por 100 mil habitantes, abaixo da média comparado com outros lugares do mundo, que está perto de 14 mortes por 100 mil habitantes. O número de jovens que cometem suicídio vem crescendo muito no Brasil. Mulheres tentam mais o suicídio porém os homens tem mais sucesso no ato.

Temos a ilusão que pessoas que cometem suicídio não avisam, porém essa máxima não é verdadeira. Essas pessoas dão sinais, pedem socorro e é necessário estar alerta a isso. Muitas vezes esses sinais sozinhos não fazem qualquer sentido. Em momentos de crise quando aparentemente a única saída é o suicídio, a vontade de viver pode aparecer e ter alguém que saiba ouvir, compreender e não julgar pode aumentar a chance de vida. É isso mesmo, o suicídio pode ser prevenido, esse apoio e não julgamento é fundamental para essas pessoas que estão em crise.

Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, mais de 90% dos casos de suicídio pode ser prevenido, desde que existam ofertas de ajuda.

Percebeu que alguém que está próximo a você mudou de comportamento, deixou de fazer coisas que gosta, não tem aparecido aos encontros da turma, ligue pra ela, pergunte se ela está precisando de algo, esse simples gesto pode dar a aquela pessoa a oportunidade de rever seus desejos.

Está se sentindo sozinho? Tem pensamentos em acabar com sua vida? Se identificou com o assunto? Procure ou ofereça ajuda. No Brasil o CVV – Centro de Valorização da Vida – oferece escuta e acolhimento através do numero 188.

Se interessou pelo artigo?

Compartilhe com seus amigos. E se decidir fazer terapia, procure a Buscoterapia.

Você que é Psicólogo ou Psicanalista e quer viver de terapia, venha para a Buscoterapia e conheça todas as vantagens que oferecemos, além dos pacientes que estão disponíveis e esperando por você.