Em novembro de 2018, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Resolução CFP n. 11.2018, em atualização à 11.2012, possibilitando o atendimento psicológico remoto, através de meios telemáticos conectados à internet. Com isso, foi ampliada a oferta de serviços de Psicologia com o uso de ferramentas tecnológicas, mantendo os profissionais dentro das exigências previstas, como cadastro atualizado no Conselho Regional de Psicologia (CRP) e prestação de serviço de acordo com o Código de Ética Profissional.

Basicamente, os profissionais que tiverem interesse na modalidade de atendimento online poderão oferecer diferentes tipos de atendimentos psicológicos como por vídeo chamadas; sendo do próprio psicólogo a responsabilidade de se certificar que o método de atendimento e a tecnologia escolhida estão adequados e seguros conforme determinação do Código de Ética Profissional.

TERAPIA ONLINE FUNCIONA?
Atendimento online

Diversas pesquisas já foram feitas sobre a eficácia da terapia a distância e ficou comprovado que sua eficiência é a mesma da terapia presencial no que se refere a evolução clínica do paciente e ao impacto e desenvolvimento de sua saúde mental e emocional.

O atendimento online traz algumas vantagens em relação ao atendimento presencial, como a economia do tempo gasto para a locomoção até o consultório, eventual redução no valor da consulta que normalmente é mais acessível, dada a ausência de uma grande estrutura física para atendimento, o que proporciona mais oportunidades de atendimentos tanto para o paciente quanto ao psicólogo.

Alguns profissionais são críticos ao atendimento online, por acreditarem que a terapia presencial gera um impacto mais proveitoso no acolhimento do paciente, na comunicação – principalmente a não verbal – e no estabelecimento de uma relação de confiança entre as partes (psicólogo e paciente).

ALGUMAS VANTAGENS DA TERAPIA ONLINE:

Para o paciente

  • Facilidade e segurança para escolher o terapeuta que mais se encaixa ao perfil do paciente e que esteja devidamente cadastrado no Conselho de Psicologia e apto ao atendimento terapêutico, já que as plataformas de terapia online, como a Buscoterapia, deixam disponível o currículo profissional detalhado do terapeuta, com as informações necessárias para a escolha mais adequada, e com a confirmação de que o profissional cadastrado está habilitado a atender, segundo exigências do próprio Conselho de Psicologia;
  • Anonimato. Muitas vezes o paciente reside em cidade onde a oferta de profissionais é pequena e ele pode ficar desconfortável em dividir suas questões com profissionais que o conhece além do setting terapêutico, ou frequentam a mesmo círculo social. Em plataformas de terapia online, como a Buscoterapia, o paciente está conectado a psicólogos cadastrados em todo o Brasil;
  • Economia de tempo. Acaba a necessidade do deslocamento até um consultório, que muitas vezes pode ser um dos fatores que prejudica a decisão de fazer terapia;
  • Comodidade em fazer terapia no conforto de casa;
  • Economia de dinheiro. A terapia online tende a ser mais barata que a terapia presencial, além de, evidentemente, não ter o custo com o transporte;
  • Acessibilidade. Pessoas portadoras de deficiência física ou idosos com dificuldades de locomoção, podem fazer terapia de onde estiverem;
  • Viagens. Não há mais a necessidade de desmarcar consultas em razão de viagem a trabalho, por exemplo. A continuidade do tratamento não será afetada nem, inclusive, nas férias; e
  • Segurança. Plataformas de terapia online, como a Buscoterapia, tendem a estar adequadas à legislação que trata da segurança e sigilo das informações, garantindo um ambiente protegido para a realização da terapia e para a guarda das informações sigilosas do paciente, além de ser uma opção segura de pagamento.

Para o Psicólogo:

  • Economia de tempo na locomoção até o consultório. Essa economia pode gerar mais disponibilidade para novos atendimentos e mesmo para um convívio mais proveitoso com os filhos e família;
  • Agenda mais flexível. O Psicólogo administra seus próprios horários de atendimento, conforme sua rotina diária e acontecimentos casuais do seu dia.
  • Comodidade em poder atender de casa, com todo o conforto que isso proporciona;
  • Economia de dinheiro. Montar um consultório físico não é nada barato e muitas vezes o profissional da psicologia opta por outras áreas de atuação, por não poder investir no seu real desejo;
  • Valor da consulta mais acessível. Por não ter gastos com aluguel e todas as demais despesas envolvidas em um consultório físico, o profissional pode diminuir o valor da sua consulta e com isso criar mais oportunidades de trabalho, obtendo novos pacientes.

SOU PSICÓLOGO, JÁ POSSO ATENDER ONLINE?

Para este tipo de atendimento, primeiro o profissional deve estar com registro ativo e com seus dados atualizados no Conselho Regional de Psicologia, para depois se cadastrar no e-Psi que autoriza os psicólogos, através do sistema do Conselho Federal de Psicologia, a atender virtualmente.

Vídeo chamada

Estando devidamente cadastrado e autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), o Psicólogo pode atender por várias plataformas virtuais e telemáticas, como o Skype, WhatsApp, Hangouts, Telegram etc.

Mas o melhor caminho para fazer e receber atendimentos seguros dentro do Código de Ética Profissional e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é procurar uma plataforma especializada em atendimentos online, como a Buscoterapia.

A Buscoterapia oferece todos os benefícios acima descritos, além de proporcionar um ambiente seguro para os atendimentos, e disponibilizar muitas outras vantagens que podem ser conferidas acessando a plataforma. Se cadastre e seja um parceiro Buscoterapia.

A Psicoterapia busca trazer mais qualidade vida e proporcionar ao indivíduo uma saúde mental consistente e positiva para o enfrentamento de situações estressantes e desconfortáveis, visando trazer mais confiança em suas escolhas e um melhor resultado nos relacionamentos interpessoais.

A escolha em fazer terapia não deve estar associada apenas a sintomas negativos ou a momentos difíceis da vida, mas também, à busca por autoconhecimento e por uma vida mais saudável, mental e psicológica.

Se interessou pelo artigo?

Compartilhe com seus amigos. E se decidir fazer terapia, procure a Buscoterapia.

Você que é Psicólogo ou Psicanalista e quer viver de terapia, venha para a Buscoterapia e conheça todas as vantagens que oferecemos, além dos pacientes que estão disponíveis e esperando por você.